Notícias

08 de Agosto de 2013

Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro: nova conquista para a indústria

Recentemente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou as duas normas que servirão de base para o programa.
 
A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro é uma iniciativa do Centro das Indústrias de curtumes do Brasil (CICB) que está sendo construída com a de contribuição diversos parceiros como curtumes, indústrias de transformação, profissionais técnicos, instituições de ensino, além de ABNT e Inmetro. Conforme explica o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, o programa vai definir os requisitos de sustentabilidade do couro brasileiro, capacitar e treinar as empresas do setor nestes requisitos, promover as melhores práticas de produção, entre outras questões que devem fortalecer o couro do Brasil no mercado doméstico e internacional. 
 
Trata-se, de acordo com o gestor, de um programa de excelência que irá marcar um novo momento para a indústria nacional.
 
Álvaro Flores, à frente da iniciativa, explica que as duas normas recentemente publicadas pela ABNT são o resultado de um trabalho que se iniciou com a instituição, em 2013, de uma Comissão de Estudos Especial (CEE), com participação aberta a todos os interessados. 
 
O grupo teve reuniões periódicas ao longo do ano, em que pôde construir as bases para as normas que, a partir de janeiro de 2014, foram colocadas em consulta pública pela ABNT para contribuições. Agora, com a publicação das normas, Álvaro explica que haverá a elaboração do Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC), com a condução do Inmetro, por meio de um Comitê Técnico.  Este comitê tratará das especificações sobre como os curtumes serão certificados, de acordo com as duas normas recentemente publicadas. 
 
“Após, haverá a acreditação de organismos de certificação (para auditorias)”, destaca Álvaro.

Recentemente, foi apresentada também a nova logomarca do programa. Com desenvolvimento do estúdio de design Icon, de Porto Alegre, a nova logomarca estará presente em todo o material gráfico do programa.

Fonte: Assintecal

Postado por

Tags: Couro,

Comentários: ( 0 )

Comentários

Seu nome
Seu e-mail
Comentário